Azinhoso - O Lagar do Nicolau 

História

Azinhoso: história / history

A história de Azinhoso perde-se nos tempos, como se perderam os documentos que a podem revelar. A nossa principal missão é continuar a descobri-la...


“A igreja paroquial de Azinhoso é um dos mais importantes templos medievais transmontanos, não obstante a sua localização periférica e as múltiplas dúvidas que subsistem em relação à exacta cronologia da edificação. Uma tradição veiculada pelo Guia de Portugal (3ªed., 1995, p.1026) viu no campanário a inscrição de 1196, data que foi, então, relacionada com uma eventual campanha construtiva templária, uma vez que, por essa altura, a Ordem detinha os territórios de Mogadouro e de Penas Róias. Tal informação, todavia, não se veio a confirmar e, ainda na primeira metade do século XX, o Abade de Baçal esclareceu que a inscrição era apócrifa, enquanto que Mário Barroca, mais recentemente, não encontrou quaisquer vestígios desse letreiro (BARROCA, 2000, p.1185). Mas se não é possível atribuir a actual igreja a um passado tão remoto, o facto é que quando se terraplanou o terreno envolvente, aquando do restauro a cargo da DGEMN, apareceram uma série de sepulturas escavadas na rocha, junto ao "ângulo noroeste do templo" (BARROCA, 2000, CD-ROM), o que sugere uma relativa antiguidade de ocupação religiosa deste local, provavelmente a rondar os séculos X-XI.”

Fontes: https://www.patrimoniocultural.gov.pt/ 

https://www.monumentos.gov.pt/ 

“Na década de 1950 foi instalada uma prensa mecânica para modernizar a produção do azeite que só era utilizada pelo próprio dono - o meu pai.

O Lagar do Nicolau | 2021 | Bem-vindo ao Nordeste Transmontano!
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora